Acolhidos da Fazenda da Paz recebem certificado de cursos profissionalizantes

19/07/2020
Certificacao2.jpeg

Teve início neste domingo (19) a entrega dos certificados dos cursos profissionalizantes de 47 acolhidos da Fazenda da Paz. A Fazenda da Paz foi a pioneira no Brasil em inserir a escola básica e a profissionalização em Comunidades Terapêuticas. Para que essa profissionalização seja realizada de forma eficiente e responsável, a Instituição possui parceria com a Brücke Le pont.

 

“A Fazenda da Paz, juntamente com a Brücke Le pont, ONG suíça, há 11 anos vem oferecendo algo a mais para os nossos acolhidos e esse algo a mais é a qualificação profissional. Com muita alegria dizemos que eles conseguiram esse certificado por mérito e dedicação deles”, diz Eneida Lustosa, presidente da Fazenda da Paz.

Certificacao1

A profissionalização faz parte da metodologia da Fazenda da Paz. Ao concluir o tratamento, muitos acolhidos retornavam ociosos para casa. Mas, através da profissionalização, o pós-tratamento se torna mais seguro estando alinhado com a reinserção social através do trabalho. Por conta disso, além da oportunidade de concluir o ensino regular, os dependentes químicos em tratamento podem realizar os cursos de corte e costura, informática básica, marcenaria, técnicas agrícolas, mecânica de moto ou eletricista predial.

Neste domingo, 12 adultos e dois adolescentes receberam os certificados dos cursos de Informática Básica e Marcenaria. Nos dias 22 e 24 de julho, outros 33 acolhidos também receberão seus certificados em solenidades em cada Comunidade Terapêutica.

 

Certificacao3“Relembrando a celebração dos 30 anos do ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente], importante instrumento para a defesa de direitos, dois adolescentes também recebem o certificado. Fazer esses cursos aqui, de forma gratuita, dentro do Plano Terapêutico, é uma oportunidade que talvez muitos não teriam lá fora por conta da questão financeira. Assim, poderão sair daqui e, no Centro de Convivência Retomando Caminho, que é uma parceria da Fazenda da Paz com a SEMCASPI, possam ser inseridos no mercado de trabalho”, diz Eneida Lustosa.

 

“Gostaria de agradecer a todos pela oportunidade de fazer esse curso. Espero que eu possa usar lá fora para ter uma profissão e poder ajudar minha família”, comenta o adolescente J.C.S, certificado no curso de Informática Básica.

 

Graduação

A certificação aconteceu logo após a graduação de sete acolhidos. A graduação consiste na conclusão da primeira etapa do Plano Terapêutico da Fazenda da Paz. Este é um momento muito importante para os acolhidos. Uma vitória para aqueles que, durante um ano, aprenderam as ferramentas para uma vida melhor aqui fora. 

Graduacao

Por conta do isolamento social, os familiares não estiveram fisicamente na graduação, mas receberão vídeos do momento em que seu familiar recebeu o diploma e de toda a celebração. 

 

Fazenda da Paz

A Fazenda da Paz é primeira Comunidade Terapêutica do Piauí, uma instituição não governamental, que hoje acolhe gratuitamente dependentes químicos que manifestam o desejo de tratamento e mudanças. Já realizou mais de 30.000 (trinta mil) atendimentos de familiares e dependentes químicos.

A instituição tem como linhas de atuação a prevenção, o tratamento, a reinserção social e a incidência política. A Prevenção é linha adotada como estratégia de superação do preconceito e elevação das chances de reinserção socioeconômica e prevenção da reincidência ao uso de álcool e outras drogas.

logo_rodape

A Fazenda da Paz é a primeira Comunidade Terapêutica do Piauí, uma instituição não governamental. Hoje acolhemos gratuitamente dependentes químicos que manifestam o desejo de tratamento e mudanças. Leia Mais...

Produtos e Serviços

As pessoas que entendem a importância dessa luta podem começar substituindo alguns produtos vendidos no mercado convencional pelos produzidos na entidade. Conheça mais...

Inscreva-se

Assine e receba informações importantes em seu e-mail.

© 2017 Fazenda da Paz. / Developer Dailson Machado 86 9800 4851