CÉLIO LUIZ BARBOSA

32 Anos de trabalho e dedicação.

COORDENADOR DA FAZENDA DA PAZ

Célio Luiz Barbosa, nasceu em 10 de novembro de 1958, na Cidade de Belo Horizonte/MG, filho de Juvenal da Cruz Barbosa e Atalice Gonçalves Barbosa, casado com Eneida Maria Medeiros Lustosa e pai de 03 filhos, Luiz Vitor, Celinho e João Vitor. Terapeuta formado pela Escola de Formação e Orientação Regional de Terapeutas no Rio de Janeiro/RJ.  Célio em 1995 veio morar em Teresina, onde juntamente com a família Lustosa, Dom Miguel Fenelon, Padre Pedro Balzzi e Leigos da Arquidiocese de Teresina, fundaram a Fundação da Paz atual Fazenda da Paz. Uma instituição sem fins lucrativos que acolhe dependentes químicos.

Nesses 32 anos de sobriedade Célio se especializou na área da dependência química e ajudou a implantar mais de 100 (cem) comunidades terapêuticas em todo o Brasil. Atualmente é presidente da Federação Norte e Nordeste de Comunidade Terapêutica – FENNOCT  e durante quatro anos presidiu a Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas – CONFENACT, atualmente assumiu o cargo de Tesoureiro na CONFENACT, membro do Conselho Nacional de Politicas Sobre Drogas. Célio coordena a Fazenda da Paz há 23 anos, incansável da luta pela melhoria das políticas públicas sobre drogas, sempre buscou o melhor para a sociedade de nosso país no resgate a vidas. Acredita que o amor e a fé em Deus em seu coração fez de sua missão, a missão de milhares de famílias e jovens que hoje vivem em paz em seus lares. “Fazer o bem faz bem!”

PRÊMIOS E TÍTULOS RECEBIDOS POR CÉLIO LUIZ BARBOSA

Mérito pela Valorização da Vida – Presidência da República Gabinete de Segurança Institucional/ SENAD – Secretaria Nacional Antidrogas – Brasília/DF 19 de junho de 2002;

Prêmio Mérito da Produção Cinpra Cocais

Título de Cidadão Teresinense – Câmara Municipal de Teresina/PI

Título de Cidadão Timonense – Câmara Municipal de Timon/MA

Medalha do Mérito Conselheiro José Antônio Saraiva Teresina-PI

Medalha Simplício Dias – FIEPI – Teresina/PI

Diploma de Honra ao Mérito – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí – EMATER /PI

Medalha Grão Mestre da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí – Teresina/PI.

Medalha Procurador Darcy Araújo – Ministério Público do Piauí – Teresina/PI.

Título de Cidadão Piauiense – Assembleia Legislativa do Piauí – Teresina/PI.

Medalha Amigo do 25º Batalhão de Caçadores – 25º BC Teresina/PI

Menção Honrosa em Direitos Humanos “Antônio de Noronha” – UESPI/Teresina

Prêmio Valores Familiares e Comunitários – Teresina/PI

Troféu Orgulho da Gente – Prefeitura de Timon/MA

Prêmio Remadd 2016/ Assembleia Legislativa do Maranhão – São Luiz/MA

 

DEPOIMENTOS

 

Eu só posso dizer que esse trabalho todo é uma manifestação do Reino de Deus, aquilo que Jesus veio pregar e ensinou com a palavra dele, com sermões, com os milagres, isso se chama Reino de Deus que começa pela força do espirito. Jesus disse “está próximo o reino de Deus, está chegando o Reino de Deus”. A manifestação do Reino de Deus é a manifestação do amor, que era uma coisa desconhecida no mundo e todos foram conhecer a partir de Jesus. Amar sem recompensa, sem esperar pagamento, sem esperar alguma coisa em troca. Amar pelo fato do amor ser um grande mandamento. A grande realidade é que o amor garante a paz.

Se aqui em Teresina surgiu essa manifestação tão forte do Reino de Deus, já tendo mais de 23 anos é porque vocês- e me refiro especialmente ao Célio, Padre Pedro e todos que fazem a Fazenda da Paz, souberam ser fieis a graça de Deus, ao chamado de Deus. Deus chamou e vocês foram, não esperaram nada, se doaram inteiramente a essa causa e é por isso que ela floresceu, floresce e florescerá sempre. E em tudo isso se eu apareço é com uma presença muito simples, muito modesta em comparação com isso que o Célio fez. Eu fui um intermediário bastante pequeno em toda essa história, que realmente é história de Deus, de Jesus Cristo e sua vontade.

Vocês continuam recebendo a presença de Deus que se explica pelo que vocês têm feito de doação, por aquilo que vocês acreditam. Acreditam que Deus é grande e que ele pode fazer grandes milagres. Eu me sinto muito feliz em saber que isso está sendo realizado no Piauí e daqui está partindo para outras direções. Só Deus sabe onde vai terminar, ou melhor, não terminará porque tem a presença do filho de Deus, Jesus Cristo. Célio, o senhor é o escolhido de Deus com essa grande missão!

Dom Miguel Câmara
Arcebispo Emérito

 

Falar do célio é fácil e ao mesmo tempo difícil, pois ele representa tudo de bom em minha vida, com ele realizei e realizo todos os meus sonhos. Nosso primeiro filho Luís Vitor veio abençoado para nossa vida, nos conhecemos em junho de 1995 e no dia 18/10/95 Célio chega em Teresina de passagem e começamos uma grande amizade alicerçada nas Palavras de Deus. Mas o projeto de Deus era outro para nós dois pois trinta dias após nos conhecermos começamos a namorar e resolvemos construir uma família e em dezembro de 1995 estava grávida de nosso primeiro filho, uma criança abençoada e amada por todos desde o primeiro momento.

Hoje nesses quase 22 anos se me perguntar o que mudou em minha vida não saberia responder; só sei que tenho a certeza que o homem que Deus enviou para minha família é abençoado e maravilhoso. O meu “Abel” como carinhosamente o chamo e a sua “rainha” como ele me chama se completam com nossos três filhos. O Célio é um marido maravilhoso, o homem que toda mulher gostaria de ter em sua vida. Nesses 20 anos é como se tivéssemos acabado de nos conhecer. Quando vejo o Célio e ele olha para mim os meus pensamentos e desejos se realizam, carinhoso ao extremo sempre preocupado comigo e nossos três filhos.  As vezes brinco com ele que no lugar de eu ter três filhos ganhei quatro e que ele é o mais ativo e teimoso. Nossos filhos brincam muito com o pai e a amizade deles é maravilhosa, nosso Luís Vitor é  muito prudente e atencioso toma conta dos três e sempre fala “mãe a senhora está vendo o que meu pai está fazendo, mãe chame a atenção do meu pai ele está teimando e junto com meus irmãos” eu olho e vejo que as travessuras dos quatro e a nossa união são as bênçãos de Deus em nossa vida.

Depois de 10 anos o nosso filho Luís Vitor pediu para adotarmos uma criança pois queria ter um irmãozinho e mais uma vez Deus mostra as bênçãos em nossas vidas nos presenteando com o nosso Celinho.  Após 1 ano e sete meses nasce o nosso terceiro filho João Vitor que completa a nossa felicidade. Todos os dias o Célio amanhece o dia sorrindo e com o mais largo sorriso fala “Bom dia minha rainha” e não sabe dormir se não me der um abraço e um beijo. Nossos filhos falam sempre “vocês não cansam de namorar?”.

Nos momentos mais difíceis da nossa vida Célio chegava pertinho e falava “vai dar certo” e eu começava a chorar pois passamos quase quatro anos na incerteza do amanhecer. Eu e o Luís Vitor íamos dormir com medo do Célio amanhecer morto. Sempre me perguntava “mãe meu pai vai morrer?” e eu falava que não sabia mas que podíamos rezar juntos por sua saúde e assim ficamos na esperança do transplante de fígado. Quantas vezes chegávamos na fazenda e voltávamos correndo com ele passando mal e o mais bonito de tudo é que ele pegava o Luís Vitor nos braços e falava “minha rainha vocês são tudo em minha vida” e nos dava aquele abraço gostoso de um pai e um marido abençoado. Nossos amigos falavam “Eneida o Célio é muito ligado a vocês dois” e eu somente sorria e respondia “é para quem pode”. E assim fomos crescendo e construindo a nossa amizade fiel e eterna.

Após o transplante de fígado nasce os nossos dois filhos. Foi uma maravilha para o trio Célio, Eneida e Luís Vitor. Havíamos sido abençoados por Deus com duas crianças maravilhosas. Hoje são 20 anos de amizade e no dia 18 de outubro de 2015 estaremos fazendo 20 anos de namoro com muitas bênçãos e chuvas de graças. A nossa vida é todo dia uma renovação do nosso amor e cada vez que olho para o meu “Abel” vejo o quanto Deus nos abençoa e aos nossos filhos. Célio, o pai do “trio maravilha”, parece mais filho na hora de comprar ou nos passeios. Ele é o primeiro a querer ser beneficiado e lá vem o choro dos filhos “mãe! Olha o meu pai. Mãe tira o meu pai. ” E assim vamos vivendo com muito amor e carinho.

Eneida Lustosa
Esposa


logo_rodape

A Fazenda da Paz é a primeira Comunidade Terapêutica do Piauí, uma instituição não governamental. Hoje acolhemos gratuitamente dependentes químicos que manifestam o desejo de tratamento e mudanças. Leia Mais...

Produtos e Serviços

As pessoas que entendem a importância dessa luta podem começar substituindo alguns produtos vendidos no mercado convencional pelos produzidos na entidade. Conheça mais...

Inscreva-se

Assine e receba informações importantes em seu e-mail.

© 2017 Fazenda da Paz. / Developer Dailson Machado 86 9800 4851