Encerramento da 8ª Conferência Estadual de Saúde

08/06/2019
WhatsApp-Image-2019-06-08-at-06.17.49-1.jpeg

Foi encerrada, na ultima sexta-feira (7), a VIII Conferência Estadual de Saúde do Piauí. Nos últimos dias do evento, organizado pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-PI) e Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), foram desenvolvidas mesas temáticas de fundamental importância na elaboração, estabelecimento e manutenção de políticas públicas de saúde.

Entre estas, a que debateu a questão da “Saúde como direito”, prestigiada pelos palestrantes: Isabela Santos, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ) e Karla Daniela Carvalho, do Ministério Público do Estado do Piauí (MPE-PI), mediada por Otacílio Batista Netto da Fundação Municipal de Saúde (FMS/Teresina-PI) .

Com palestra proferida pelo presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Zasso Pigatto, e mediada por Vinicius Alexandre, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI),  a mesa seguinte discutiu o tema ¨Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)” .

A terceira mesa, abordou o tema ¨Financiamento adequado e suficiente para o SUS”, tendo como palestrante, René José Moreira dos Santos, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Carlos Augusto, do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), sendo essa mediada por Ana Eulálio (SESAPI/PI).

Além das mesas, foram desenvolvidas rodas de conversa envolvendo os temas “Saúde para Todos, Território, Contexto e Identidade (Quilombolas, Comunidades Tradicionais de Terreiros, Movimento Negro) mediada por Jesus Dias e Afonso;  “O respeito é o caminho, vamos caminhar juntos? (LGBTQ+)” mediada por  Karina Amorim e Laura Reis. “Povo de vida, gente de força, caminhos da terra (Indígenas, Comunidades em situação de Rua, Ciganos, População do Campo)” e “Mulheres em Movimento (Movimento de mulheres)” mediada por Izabel.

No último dia da VIII Conferência foram desenvolvidos trabalhos em grupo focando em três eixos, Saúde como direito; A  consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento adequado e suficiente para o SUS. Em seguida, foram apresentadas as propostas aprovadas pelos grupos de trabalho, e a escolha dos delegados que participarão da Etapa Nacional na 16ª Conferência Nacional de Saúde.

logo_rodape

A Fazenda da Paz é a primeira Comunidade Terapêutica do Piauí, uma instituição não governamental. Hoje acolhemos gratuitamente dependentes químicos que manifestam o desejo de tratamento e mudanças. Leia Mais...

Produtos e Serviços

As pessoas que entendem a importância dessa luta podem começar substituindo alguns produtos vendidos no mercado convencional pelos produzidos na entidade. Conheça mais...

Inscreva-se

Assine e receba informações importantes em seu e-mail.

© 2017 Fazenda da Paz. / Developer Dailson Machado 86 9800 4851