Inaugurado Centro de Acolhimento e Isolamento Social e Teresina

22/07/2020
WhatsApp-Image-2020-07-22-at-11.53.18-1200x763.jpeg

Foi inaugurado nesta quarta-feira (22) o Centro de Acolhimento e Isolamento Social – CAIS Piauí. Esta é uma iniciativa do Todos pela Saúde, lançada pelo Itaú Unibanco para combater a covid-19 e seus efeitos sobre a sociedade brasileira, inaugura nesta semana o primeiro centro de acolhimento para pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. O centro foi montado na Escola Estadual Anísio Teixeira, no bairro Vermelha, em Teresina (PI) , que está fechada por conta da quarentena, e atenderá aos moradores da comunidade.

WhatsApp Image 2020-07-22 at 11.52.51

Com capacidade para acolher até 70 pessoas, o espaço foi adaptado para receber pacientes com sintomas leves da doença encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próximas. O objetivo é possibilitar aos moradores contaminados o isolamento social, de forma que o vírus não se espalhe na comunidade, o que é fundamental para desafogar o SUS. Nesse espaço, os residentes terão o apoio de assistentes sociais, cuidadores e acompanhamento médico via telemedicina. Também receberão seis refeições por dia preparadas por fornecedores locais – com geração de renda para a comunidade.

O projeto está sendo realizado em conjunto com a organização Fazenda da Paz, com apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Fundação Municipal de Saúde (FMS). A escola é um dos oito centros de acolhimento que estão sendo abertos no Rio de Janeiro, Pernambuco, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Rio de Grande do Sul e Paraíba.

WhatsApp Image 2020-07-22 at 11.53.16“Aqui, as pessoas que não têm condições de cumprir o isolamento em casa vão poder ficar por um período de até 14 dias, sem contaminar ninguém da família, recebendo alimentação, dispondo de ambulância, tendo acesso à internet e com todo o acompanhamento necessário”, ressaltou Célio Luiz Barbosa, fundador e coordenador geral da Fazenda da Paz.

De acordo com Claudia Politanski, vice-presidente do Itaú Unibanco, além de apoiar as comunidades em um momento em que o isolamento social é fundamental, as adaptações feitas nos espaços públicos escolhidos para o acolhimento temporário deixarão um legado após a pandemia. “Estamos reformando banheiros, refeitórios, cozinhas e áreas de convivência para que esses espaços, em um futuro próximo, possam ser bem aproveitados por alunos e colaboradores. O fato de os centros de acolhimento estarem espalhados em diferentes estados brasileiros também poderá inspirar o poder público a realizar iniciativas semelhantes em comunidades de todo o País.”

logo_rodape

A Fazenda da Paz é a primeira Comunidade Terapêutica do Piauí, uma instituição não governamental. Hoje acolhemos gratuitamente dependentes químicos que manifestam o desejo de tratamento e mudanças. Leia Mais...

Produtos e Serviços

As pessoas que entendem a importância dessa luta podem começar substituindo alguns produtos vendidos no mercado convencional pelos produzidos na entidade. Conheça mais...

Inscreva-se

Assine e receba informações importantes em seu e-mail.

© 2017 Fazenda da Paz. / Developer Dailson Machado 86 9800 4851