INFORMAÇÕES GERAIS

Caso ainda fique alguma dúvida, ou queira uma maior informação em determinado assunto entre em contato conosco.
CONTATOS

ACOLHIMENTO

O acolhimento na Fazenda da Paz acontece de forma gratuita e tem início no desejo do dependente químico de iniciar um processo de transformação e mudança de vida, o segundo passo é comparecer ao escritório na Rua São Pedro, 1841 – Centro de segunda a quinta de 08:00 as 17:30h e na sexta de 8:00 as 14:00 horas, onde a família e o dependente serão atendidas por uma equipe psicossocial para uma escuta qualificada onde serão orientados sobre exames e documentos necessário para iniciar o plano terapêutico.

Durante o período de realização dos exames o dependente participa da reunião do N.A.T.A (Núcleo de Apoio Taxoconomo e Alcoolatras) onde recebe as orientações do funcionamento da comunidade e inicia o estudo dos 12 passos do N.A. O plano Terapêutico oferecido pela fazenda da Paz além do estudo dos 12 passos oferece reuniões de valor, confronto, sentimento, terapias holísticas, acupuntura auricular e florais de Bach durante o período de 12 meses baseado nos pilares ESPIRITUALIDADE, LABOTERAPIA e DISCIPLINA.

Durante o acolhimento o dependente se prepara para a reinserção social e a família como base de sustentação precisa de apoio para as mudanças que estão por vir, por isso semanalmente ocorre a reunião “O amor vencerá” onde os familiares recebem informações, instruções e orientações para acompanhar o processo de transformação do dependente químico.

FAMILIA

O apoio da família é fundamental durante todo o processo de acolhimento pois através da participação e do acompanhando ocorre o resgate dos vínculos e também a construção do projeto de vida durante a após o acolhimento na Comunidade Terapêutica. A família pode participar através do comparecimento as reuniões semanais do “O amor Vencerá”, no envio de cartas também semanais e comparecimento nas visitas mensais, no terceiro domingo de cada mês, na Comunidade Terapêutica Terra da Esperança Timon-MA.

É importante ressaltar que a compreensão da família quanto ao nosso plano terapêutico é essencial para que os resultados sejam satisfatórios no período de acolhimento. A Fazenda da Paz prepara o indivíduo para viver em sociedade, buscando resgatar os valores que devem se estender após o termino do acolhimento.

PLANO TERAPEUTICO

REUNIÃO DE SENTIMENTO

Reunião onde os acolhidos expressam seus sentimentos de forma livre e espontânea, essa terapia de grupo se dá em dois momentos, no primeiro momento após a escolha do coordenador da reunião, segue-se lendo a literatura da filosofia do A.A/N.A e após esse estímulo inicial a palavra passa ao grupo, aonde se ouve a partilha do sentimento que o texto ou o momento estimulou. Nestas reuniões não é obrigatório à partilha, esse deve ser um passo voluntário do acolhido. Acontece duas vezes por semana (quarta feira e sábado).

REUNIÃO DE CONFRONTO

Reunião onde o acolhido é avaliado pelo grupo, em suas características e comportamento ao longo do dia, por meio de um instrumental que guia a avaliação, o acolhido, é confrontado não apenas em suas características, mas em seu comportamento como indivíduo e em respostas ao tratamento em suas diversas fases. A reunião acontece uma vez por semana (terça feira).

REUNIÃO DOS 12 PASSOS

A reunião dos passos é um estudo da literatura dos Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos, onde o coordenador lê o passo e na sequencia inicia uma explicação do passo para melhor compreensão do grupo, nesse processo o orador estimula a participação do grupo na discursão com a intensão de provocar o interesse e estimular o acolhido no autoconhecimento através da lógica dos dozes passos. Nessa reunião é aplicado questionário com pergunta referente aos passos do AA/NA e em seguida feita a explanação para os participantes. Acontece duas vezes por semana (segunda-feira e sexta-feira).

REUNIÃO DE VALOR

Essa reunião é diária, nessa terapia o acolhido é estimulado a valorizar os fatos positivos do seu dia e o que ele considerou negativo, nesse processo o aconselhador químico busca estimular a partilha e o habito no acolhido de buscar seus sentimentos positivos ou negativos num processo de autoconhecimento nas demais terapias que formam o tratamento. A reunião acontece todos os dias.

CINETERAPIA

Usando o recurso audiovisual, uma linguagem mais suave e uma seleção de filmes que abordam temas transversais, onde pela compreensão de cada um é pedido um resumo do filme, ao fim do filme um breve texto discursivo é feito para apontar elementos relevantes que possam contribuir na sua vivência na CT e após o acolhimento.

ATIVIDADES PRÁTICAS

As atividades terapêuticas realizadas durante a permanência dos acolhidos fazem parte das atividades do cronograma da Comunidade Terapêuticas. A nível terapêutico as atividades práticas oferece condições de trabalhar questões referentes à responsabilidade e auto responsabilidade, trabalho em equipe, tolerância a frustação, determinação e capacidade de aprendizagem, assim como a melhora na autoestima. As atividades práticas acontecem todos os dias.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL

A prática da espiritualidade é um exercício diário e permanente para cada acolhido, que consiste, na busca pelo contato com seu eu interior, com a sua essência e também na procura pela conexão entre o seu interior e o universo no qual está inserido. São breves momentos de reflexão conquistada gradualmente, ao longo de todo o acolhimento e que deve ser continuado após o mesmo. Por se tratar de uma entidade Católica, as diferentes crenças e dogmas são respeitados, a espiritualidade se materializa através de agradecimentos, leituras bíblicas, reflexões, orações, cantos de louvor periódicos, e outras atividades em que promove estabilidade emocional com foco na existência de um Ser Superior. A reunião acontece todos os dias.

VISITA FAMILIAR

A participação da família é importante no Programa de Tratamento do dependente químico, pois através de sua participação ocorre o resgate dos vínculos e também a construção do projeto de vida durante e após o tratamento na CT. A visita acontece sempre aos terceiros domingo do mês.

logo_rodape

A Fazenda da Paz é a primeira Comunidade Terapêutica do Piauí, uma instituição não governamental. Hoje acolhemos gratuitamente dependentes químicos que manifestam o desejo de tratamento e mudanças. Leia Mais...

Produtos e Serviços

As pessoas que entendem a importância dessa luta podem começar substituindo alguns produtos vendidos no mercado convencional pelos produzidos na entidade. Conheça mais...

Inscreva-se

Assine e receba informações importantes em seu e-mail.

© 2017 Fazenda da Paz. / Developer Dailson Machado 86 9800 4851