A Fazenda da Paz surge em resposta à situação da dependência química no Piauí, é constituída como uma organização não governamental sem fins econômicos, e ao longo de sua trajetória de 25 anos, foi reconhecida de Utilidade Pública Municipal e Estadual, idealizada pelo Padre Pedro Balzi em parceria com leigos católicos da Arquidiocese de Teresina/PI e implantada pelo terapeuta Célio Luiz Barbosa.
A instituição tem como missão institucional Prevenir, Acolher e reinserir dependentes químicos na sociedade brasileira, através da vivência em comunidade terapêutica, promovendo a transformação de vida e o exercício da cidadania. Em sua trajetória a instituição é pioneira no Estado do Piauí na implantação e gerenciamento de Comunidades Terapêuticas (CT), desde sua fundação já atendeu mais de 27.000 (vinte e sete mil) dependentes químicos e seus familiares, nesses 24 anos de existência resgatando vidas e transformando muitas famílias. Hoje a Fazenda da Paz gerencia (mantém) 06 Comunidades Terapêuticas: Terra da Esperança, Flor de Maria e Santa Teresinha (Timon/MA), Luz e Vida e Maria Madalena (Teresina/PI) e Mãe da Misericórdia (Valença/PI). Atualmente acolhe mais de 200 jovens e adultos, homens e mulheres.
A Fazenda da Paz tem como linhas de atuação a Prevenção, Tratamento e Reinserção social e Incidência Política. A Prevenção é linha adotada como estratégia de superação do preconceito e elevação das chances de reinserção socioeconômica e prevenção da reincidência ao uso de álcool e outras drogas.
MISSÃO
Prevenir, Acolher e Reinserir dependentes químicos na sociedade brasileira, através da vivência em comunidade terapêutica, promovendo a transformação de vida e o exercício da cidadania.
VISÃO
Ser referência no modelo de comunidade terapêutica, com qualidade, autossustentabilidade e reinserção social.
VALORES
Espiritualidade, Disciplina, Inclusão, Integridade, Colaboração, Respeito, Bem estar, Excelência e Transparência.