Sessão na Alepi aborda o uso excessivo de álcool em Teresina

02/07/2019
WhatsApp-Image-2019-07-02-at-14.37.09.jpeg

Na terça-feira(2), em Sessão Solene na Assembleia Legislativa, proposta pela deputada estadual Teresa Brito em referência a lei municipal nº 3.550/06, apresentando, exigindo o cumprimento desta Lei, e repercutindo o dia 26 de junho como o “Dia de Alerta ao Uso Excessivo de Álcool”. A Fazenda da Paz participou da solenidade, tanto por preconizar o combate efetivo contra as drogas e suas mazelas e sequelas, quanto pelo fato de que a Audiência Pública realizada após a X Caminhada da Fazenda da Paz no domingo (30) tratou do tema “Alcoolismo nas escolas”.

O álcool está associado a quase uma centena de condições agudas e crônicas de saúde, como a hipertensão e o diabetes, doenças agravadas pelo consumo de álcool.  O principal problema, contudo, é que o consumo de álcool também está associado a diversos danos sociais, entre eles a violência doméstica e urbana, problemas no desempenho escolar e profissional.

A data estabelecida como marco de alerta, servirá para expor os danos sociais causados pelo álcool, visto que estes tendem a aumentar nos próximos anos, pois, de acordo com pesquisas recentes, os jovens estão consumindo bebidas alcoólicas cada vez mais cedo, e devido ao aumento do consumo irresponsável.

O Brasil apresenta um consumo de álcool acima da média mundial, o que não tem como ser explicado somente pelo fator cultural, incluindo na verdade, questões políticas e econômicas. Politicamente existe um lobby para dificultar o avanço nas políticas de controle ao consumo de álcool no Brasil, o que fica evidente pelos grandes lucros, principalmente da indústria cervejeira no nosso país, gerando uma grande influência social, econômica e política.

 

 

logo_rodape

A Fazenda da Paz é a primeira Comunidade Terapêutica do Piauí, uma instituição não governamental. Hoje acolhemos gratuitamente dependentes químicos que manifestam o desejo de tratamento e mudanças. Leia Mais...

Produtos e Serviços

As pessoas que entendem a importância dessa luta podem começar substituindo alguns produtos vendidos no mercado convencional pelos produzidos na entidade. Conheça mais...

Inscreva-se

Assine e receba informações importantes em seu e-mail.

© 2017 Fazenda da Paz. / Developer Dailson Machado 86 9800 4851