top of page

Fazenda da Paz realiza graduação de mais um grupo de assistidos

Atualizado: 30 de ago. de 2023



O evento marcou mais um passo importante dado por aqueles que agora levarão uma vida fora da comunidade


Mais um grupo de pessoas assistidas pela Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz finalizaram as etapas do Programa de Tratamento de Dependência Química. Durante a solenidade, cada uma das cinco pessoas recebeu o certificado por terem concluído a graduação, que durou 12 meses.


De acordo com coordenador geral da Fazenda da Paz, Célio Luís Barbosa, o evento marcou mais um passo importante dado por aqueles que agora levarão uma vida fora do centro de tratamento. “Há um ano dependentes chegaram, junto com a família, totalmente debilitados em todos os sentidos. Essa graduação é sinônimo de renovação, de que estamos devolvendo eles limpos. O período de um ano é difícil, a rotina do dia a dia muda, mas conseguimos”, destaca.


O tratamento recebido consiste, segundo Célio, “primeiramente por um momento de desintoxicação, não só do organismo, mas de pensamento, de alma. Temos um tripé, que é a oração, trabalho e disciplina. Além da conscientização, que é uma técnica para a firmeza. Um homem que tem consciência do que quer consegue andar com suas próprias pernas”.


Para Sérgio Gomes, que recebeu o certificado da conclusão de uma etapa, após 1 ano em que passou acolhido na Fazenda da Paz, esse dia era muito aguardado. “Aqui, durante esse ano, eu consegui as ferramentas necessárias para ter uma vida tranquila lá fora, que vai ser a parte mais difícil e mais importante”, conta.


A graduação aconteceu durante a manhã de ontem (14), na Comunidade Terapêutica Terra da Esperança, em Timon.


Retorno gradual das visitas:


A graduação foi mais especial por conta da volta gradual da visita de familiares. Respeitando as normas de saúde por conta da pandemia, foi permitida apenas um familiar por acolhido. Sabemos a importância desse momento para todos. Esperamos que em breve volte tudo como era e possamos compartilhar o nosso amor também através do abraço.


Como protocolo, além da limitação de familiares por acolhido, havia álcool em gel acessível, todos usando máscara e tiveram sua temperatura medida na entrada da Comunidade Terapêutica.


A Fazenda da Paz:


A Fazenda da Paz é primeira Comunidade Terapêutica do Piauí, uma instituição não governamental, que hoje acolhe gratuitamente dependentes químicos que manifestam o desejo de tratamento e mudanças. Já realizou mais de trinta mil atendimentos de familiares e dependentes químicos.

A instituição tem como linhas de atuação a prevenção, o tratamento, a reinserção social e a incidência política. A Prevenção é linha adotada como estratégia de superação do preconceito e elevação das chances de reinserção socioeconômica e prevenção da reincidência ao uso de álcool e outras drogas.


Ajude a Fazenda da Paz a ajudar


O momento é complicado para todos os setores, inclusive para aqueles que precisam da solidariedade para se manter. Por conta da crise financeira e a dificuldade de captar recursos devido às limitações da pandemia do coronavírus, a Fazenda da Paz está realizando a campanha PIX Solidário. A instituição possui mais de 120 acolhidos entre jovens e adultos.

1 visualização
bottom of page