Arte & Paz

A Fazenda da Paz há 25 anos trabalha em seu Programa Terapêutico o incentivo à arte e cultura como forma de prevenção. Concluímos o Projeto Arte & Paz, com apoio da Lei Cultural Aldir Blanc, Prêmio João Claudino, Siec e SECULT. A ação teve o objetivo de levar o universo das artes cênicas aos acolhidos da Fazenda da Paz através da realização de oficinas de teatro, rádio e novas mídias. 💙

O Projeto teve a duração de 6 meses e qualificou 24 acolhidos da nossa Comunidade Terapêutica. 🎭

A Fazenda da Paz há 25 anos trabalha em seu Programa Terapêutico o incentivo à arte e cultura como forma de prevenção e com apoio da Lei Cultural Aldir Blanc, Prêmio João Claudino, Siec e SECULT desenvolveram o Projeto Arte & Paz. A ação teve o objetivo de levar o universo das artes cênicas aos acolhidos através da realização de oficinas de teatro, rádio e novas mídias.

O coordenador Geral da Fazenda da Paz explica que o Projeto Arte & Paz chegou na Comunidade Terapêutica em um momento ideal, pois tiveram a oportunidade de profissionalizar o teatro existente na casa.

“ Há mais de 20 anos o teatro faz parte do nosso plano terapêutico dentro da instituição e termos tido a oportunidade de profissionalizar nossos acolhidos através do projeto e de toda articulação juntamente com a Secretaria de Cultura do Estado conseguimos melhorar e realizar ações voltadas para a cultura”, afirma Célio Barbosa, Coordenador Geral da Fazenda da Paz.

O professor de teatro destinado para acompanhar os adolescentes no Projeto, Jimmy Charles, afirmou o quanto ficou claro o poder que arte tem de salvar pessoas.

“ Com a prática do teatro percebemos o poder da comunicação, vivenciei de perto o quanto a arte é importante como terapia para a ressocialização dos dependentes químicos da Fazenda da Paz”, conclui o professor.

O Projeto Arte & Paz teve a duração de 6 meses e profissionalizou 24 acolhidos da instituição, dentre eles, Gilmauro Tomaz, que agradece a oportunidade de ter participado do projeto.

“ Através do projeto, comecei a me expressar melhor, me comunicar melhor e sentir prazer em desenvolver uma atividade. Agradeço imensamente a oportunidade que a Fazenda da Paz me ofereceu em poder me qualificar em um projeto de grande importância e que fez total diferença no meu tratamento”, finaliza o acolhido.

Esteve presente no encerramento do Projeto, que contou com a apresentação da peça teatral intitulada “ Doze Passos”,a Senadora Eliane Nogueira, que se encantou com a apresentação e falou sobre a importância do incentivo à cultura dentro das comunidades terapêuticas.

“ A cultura é a base de tudo, não só projetos maravilhosos como esse aqui na Fazenda da Paz, como também devem ser investidos em outros locais, como escolas. Estou imensamente encantada com a apresentação e desenvoltura dos meninos”, ressaltou a senadora.

Para o secretário de cultura Fábio Novo, onde se tem arte, a vida se transforma, o tratamento dentro da comunidade fica mais prazeroso.

“ Nós é que queremos agradecer pela Fazenda da Paz nos proporcionar essa oportunidade inovadora de fazer com que a arte chegue em um local que vem realmente pra libertar, fazendo com que o tratamento fique mais leve e prazeroso. Contem sempre com a Secretaria de Cultura do Estado do Piauí”, finaliza o secretário.

O encerramento do projeto aconteceu na Comunidade Terapêutica Terra da Esperança que fica localizada na Zona Rural de Timon/MA e contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, a Coordenadora da Cendrogas Cida Santiago e representantes da Prefeitura de Timon/MA.

🎭 🎭 🎭 🎭 🎭 🎭 🎭 🎭 🎭 🎭 🎭🎭

#fazendadapaz
#fazerobemfazbem
#curso
#projetoarte&paz

Galeria do Projeto